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Os desafios do varejo moderno: Você está preparado?

As mudanças no varejo estão acontecendo de forma rápida e feroz, que é difícil imaginar o que esperar de um futuro não tão próximo, e consequentemente os desafios aparecem: é preciso oferecer produtos para o consumidor moderno com a melhor experiencia de compra, fidelizar a sua base de clientes, manter a excelência no atendimento ao cliente, estar á frente de seus concorrentes e ainda ter que realizar tudo isso de maneira lucrativa.
Claro que para conseguir superar os desafios que citamos, varejistas de sucesso buscam diariamente soluções e inovações para os seus negócios aliados de tecnologias avançadas.
Ao buscar tecnologias inovadoras no mercado não podemos ignorar a demanda e a preferência do consumidor moderno pelo omnichannel, que ao longo dos anos provocou mudanças e impactos entre as empresas de varejo no mundo todo. E com isso, gestores se avistaram no momento de criar novas estratégias e procedimentos para alcançar seus objetivos e metas.
Este artigo foi feito para mostrar a você os impactos positivos e onde seu negócio pode chegar ao investir em soluções de tecnologia da forma correta.

Cenário atual:
Nas últimas décadas, o avanço da tecnologia permitiu o aumento do comércio eletrônico, no entanto os compradores ainda concluem sua jornada de compra em lojas físicas (temos como exemplo a retirada em loja), e por isso os clientes começaram a criar uma expectativa de encontrar as mesmas experiências personalizadas, relevantes, convenientes e fáceis de utilizar que encontram quando fazem compras online.

Para ter sucesso hoje, os varejistas devem otimizar seus negócios em todos os canais, além de atender e superar de forma contínua as expectativas dos consumidores.Abaixo nós listamos alguns dos desafios encontrados por muitos gestores de varejo no Brasil e como solucionar cada um:
  •  Omnichannel:
    Em algumas empresas as linhas de conexão entre os canais de venda estão desconexas e acabam por não fornecer uma experiencia consistente entre os canais, resultando em consumidores frustrados por não terem as suas expectativas cumpridas.
    Muitas vezes esse problema de continuidade entre os canais de venda pode acontecer porque o varejista utiliza plataformas diferentes no ponto de venda físico, e-commerce, delivery e aplicativo mobile, resultando em falta de integração de dados.
    Então para proporcionar uma experiência de compra perfeita para o seu cliente é preciso ter uma visualização do seu cliente de uma forma única, reunindo as informações de todos os canais, para que com esses insights você possa personalizar promoções, ofertas e descontos relevantes para cada comprador.
    Para mitigar o problema de ter dados dispersados opte por utilizar a mesma plataforma de software em todas as frentes comerciais da sua empresa, pois é uma garantia que todos os dados estarão integrados.
  • Gerenciamento do estoque e atendimento de pedidos:
    O gerenciamento de estoque de vários canais pode ser um desafio assustador e caro.
    Utilizar o processo de estoque de segurança para evitar uma ruptura de produtos e garantir o fornecimento adequado de todos os canais de venda quando não planejado da forma correta, pode resultar em um aumento significativo da ocupação do seu centro de distribuição ou estoque de loja. Para evitar este tipo de problema é preciso investir em uma solução de gestão que de a você sugestão de compra com base nas suas vendas realizadas por canal.
    Outro ponto importante se você utiliza um centro de distribuição é manter o condicionamento dos seus produtos da melhor forma para otimizar a alocação por posição/pallet e por lote/validade. Utilizar um software de WMS para apoiar a otimização do seu processo de condicionamento de produtos é ideal para quem busca um gerenciamento de estoque de ponta!
    Não podemos esquecer que ao deixar a sua gestão de estoque cada vez mais eficiente, o atendimento ao cliente também é beneficiado através do aumento de velocidade de separação do pedido.• Mobilidade:
    Proporcionar mobilidade de fluidez na loja é algo que pode não ser realidade para muitas empresas no Brasil, já que alguns varejistas ainda têm o receio ou não visualizam vantagens ao investir em novas tecnologias para vendas, mas isso é uma barreira de crença que precisa ser quebrada!
    Se você deseja alavancar o seu negócio, investir em diversas tecnologias de automação comercial é sem dúvida algo imprescindível para o sucesso, e esses investimentos podem ser feitos em softwares de ponto de venda mobile e aplicativos de venda mobile.
    Utilizar um PDV Mobile pode permitir que você crie pontos de venda em locais públicos como praias e praças ou até mesmo faça vendas em eventos fechados como feiras e congressos, e assim aumentar o seu campo de atendimento e consequentemente alavancar suas vendas.
    Quando falamos em aplicativos de venda mobile a vantagem é permitir que o seu cliente opte por fazer compras através do próprio smartphone, podendo optar por retirar em loja ou receber em casa. Uma das vantagens desse investimento é garantir que o cliente tenha a sensação de acessibilidade aos seus produtos de forma rápida e fácil.
    • Programa de fidelização ideal:
    Cada vez mais comum no cenário mundial, as empresas investem em diversas formas de retenção de base e captação de novos clientes através de programas de fidelidade através de promoções, descontos e vouchers.
    Mas apenas isso, não basta!
    Como citamos anteriormente, o consumidor moderno está cada vez mais exigente quando se trata da qualidade do atendimento e de produtos, mas não podemos deixar de lembrar outro ponto importante: a personalização da experiencia de compra.
    Para solucionar esta barreira é preciso buscar no mercado plataformas completas e abrangentes que fornecem ao seu time de marketing estratégico as ferramentas necessárias para personalizar a experiencia de compra, e consequentemente fidelizar o seu cliente a marca.
    Seu time precisa ter em mãos durante o planejamento e execução da estratégia de retenção diversos dashboards, indicadores, consultas e relatórios que apoiem as análises dos dados de forma mais completa.
    • Novas formas de pagamento emergentes:
    Está se tornando cada vez mais popular no Brasil o pagamento por aproximação e por meio de carteiras digitais, mas muitos varejistas ainda não estão adaptados a essa nova realidade nos meios de pagamento.
    A medida que o consumidor passa a utilizar cada vez mais cartões por aproximação e carteiras digitais como PicPay, Mercado Pago, Iti, Apple Pay, Samsung Pay e outros, os varejistas se veem na necessidade de começar a investir em inovações para aceitar este tipo de pagamento em seu ponto de vendas.
    Se você já utiliza esse tipo de inovação de pagamentos no seu estabelecimento, saiba que você está a frente dos seus concorrentes. No entanto, se você ainda não se preparou para essa tecnologia, agora é o momento certo de buscar fornecedores de automação comercial que já tenham essa tecnologia inclusa.Você deve ter se identificado pelo menos com um dos itens citados acima e a PROCFIT pode te ajudar a superar seus desafios no varejo através de soluções inovadoras! Clique aqui para falar com nosso time de especialistas para saber mais sobre nossos produtos e seus benefícios.

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A PROCFIT é uma empresa formada por uma equipe multidisciplinar com experiência em gestão empresarial e tecnologia da informação, que utiliza plataformas tecnológicas como meio para atingir os melhores resultados para seus clientes, garantindo maior produtividade, menor custo e consequentemente maior desempenho e rentabilidade para a sua empresa.

Nossa missão é ser a sua parceira estratégica, fornecendo além de um diagnóstico preciso, soluções sob medida para sua empresa, adaptando as melhores práticas de mercado ao seu negócio, para ajudá-lo a superar os seus desafios de gestão, sempre com a melhor relação custo-benefício.

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