PROCFIT - Gestão Orientada a Processos

Saber ousar e avaliar riscos é necessário para enfrentar concorrência

Lidar com a concorrência é uma temática que causa muitas dúvidas entre gestores, empresários e empreendedores. A corrida por melhores resultados podem fazer com que a empresa tome atitudes precipitadas e tragam prejuízos ao invés de benefícios. A concorrência deve ser analisada de forma estratégica e é preciso conhecer bem o seu negócio, além de estar ciente dos próprios pontos fracos, para tomar providências coerentes e que tragam resultados reais.

Não existe uma receita de passo a passo que pode ser aplicada de forma generalista a todas as organizações. Cada negócio é um negócio. A forma como uma organização vai se posicionar perante à concorrentes depende de uma série de fatores e o mais importante é definir quais deles são mais importantes para fazer seu negócio ter sucesso. É importante saber o contexto em que a empresa está inserida e traçar objetivos realistas.

Adotar as mesmas ações e/ou atitudes de um concorrente pode promover uma sucessão de equívocos e, ao invés de obter o mesmo resultado, perder mais espaço. Nesse processo, uma série de fatores esteve envolvida e a diferenciação foi um dos mais importantes.

O x da questão é se diferenciar dos seus concorrentes e não oferecer mais do mesmo, o que pode ser mais rentável. Há diversas formas de se destacar e isso não se resume ao valor do serviço ou produto. Como garantir a mesma qualidade que o concorrente e ainda assim cobrar menos de seus clientes? Para sair na frente nesta competição é preciso prezar pela qualidade.

Automatizar o sistema de gestão pode te ajudar a controlar todo o processo envolvendo a sua empresa, otimizando e agilizando algumas etapas. Fidelizar a clientela é um processo de longo prazo, que exige muita atenção e dedicação da empresa, para que o seu público se sinta beneficiado.

Compartilhe este artigo …Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Thiago Santos

Graduado em Sistemas de Informação pela UNIP e MBA em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação na FIAP, possui mais de 15 anos de experiência no varejo, atuou como Diretor de Tecnologia e Supply Chain, dentre outros gerenciou a implantação de sistemas ERP, CRM, PDV e BI, sendo responsável pela implantação de novos projetos, planejamento, controle e administração de recursos para atender às constantes solicitações do negócio. Atualmente, é Diretor de Implantação da Procfit, responsável pela implantação dos processos de Controladoria e Finanças nos clientes.

Adicionar Comentário

Siga-nos

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.