PROCFIT - Gestão Orientada a Processos

Saber ousar e avaliar riscos é necessário para enfrentar concorrência

Lidar com a concorrência é uma temática que causa muitas dúvidas entre gestores, empresários e empreendedores. A corrida por melhores resultados podem fazer com que a empresa tome atitudes precipitadas e tragam prejuízos ao invés de benefícios. A concorrência deve ser analisada de forma estratégica e é preciso conhecer bem o seu negócio, além de estar ciente dos próprios pontos fracos, para tomar providências coerentes e que tragam resultados reais.

Não existe uma receita de passo a passo que pode ser aplicada de forma generalista a todas as organizações. Cada negócio é um negócio. A forma como uma organização vai se posicionar perante à concorrentes depende de uma série de fatores e o mais importante é definir quais deles são mais importantes para fazer seu negócio ter sucesso. É importante saber o contexto em que a empresa está inserida e traçar objetivos realistas.

Adotar as mesmas ações e/ou atitudes de um concorrente pode promover uma sucessão de equívocos e, ao invés de obter o mesmo resultado, perder mais espaço. Nesse processo, uma série de fatores esteve envolvida e a diferenciação foi um dos mais importantes.

O x da questão é se diferenciar dos seus concorrentes e não oferecer mais do mesmo, o que pode ser mais rentável. Há diversas formas de se destacar e isso não se resume ao valor do serviço ou produto. Como garantir a mesma qualidade que o concorrente e ainda assim cobrar menos de seus clientes? Para sair na frente nesta competição é preciso prezar pela qualidade.

Automatizar o sistema de gestão pode te ajudar a controlar todo o processo envolvendo a sua empresa, otimizando e agilizando algumas etapas. Fidelizar a clientela é um processo de longo prazo, que exige muita atenção e dedicação da empresa, para que o seu público se sinta beneficiado.

Compartilhe este artigo …Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Thaiane Abreu

Graduada em Gestão Financeira, com 14 anos de experiência atuando inicialmente no departamento financeiro da rede de óticas Belliótica, gerente administrativa financeira na rede de lojas Santos Mania, em seguida como consultora financeira em projetos de recuperação judicial na Exame Auditores Independentes e finalmente como diretora de célula na PROCFIT, responsável pela equipe de desenvolvimento e implantação dos processos comerciais.

Adicionar Comentário

Siga-nos

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.