PROCFIT - Gestão Orientada a Processos

Saiba administrar corte de gastos e evitar a queda de produtividade e qualidade

Múltiplos Recursos

Cortes de gastos são necessários, mas eles não podem comprometer a permanência da empresa no mundo dos negócios. Eles exigem muita cautela e calma, na hora de planejar o que será afetado pela medida. Os ajustes, feitos às pressas e sem planejamento, resultam em perda de desempenho e qualidade, e isso é um erro crasso.

É preciso analisar

Uma análise simplista não é capaz de detectar onde os gastos excessivos estão. Nem toda despesa é supérflua. O setor de produção, por exemplo, envolve contas com mão de obra, matérias-primas, estoques, insumos e outros. Já o setor de vendas é outro setor que, além de envolver muito investimento, realiza ações cuja efetividade é de difícil mensuração.

Definir o que será eliminado

A obrigação do financeiro é apontar cifras ou percentuais a serem eliminados em outros departamentos, consultando um a um para entender o que é essencial. Tomar essas medidas sem entender todos os processos realizados na empresa poderá resultar em perda de qualidade e eficiência, além de estremecer o relacionamento com os clientes.

Prever variáveis

Realizar o levantamento do custo total de propriedade ajuda a prever todas as variáveis imagináveis e seus impactos financeiros no longo prazo. Treinamentos, manutenção, vida útil, período em que se desfrutará de diferenciais tecnológicos, insumos, espaço físico, tudo isso afeta no valor agregado do produto ou serviço. Estudando bem cada processo, é possível fazer a redução contínua de gastos sem sacrifício da qualidade.

Negócio Sustentável

Quando os custos são repassados ao consumidor, o produto ou serviço terá a competitividade comprometida, arriscando a sustentabilidade do negócio. A Estratégia de Custo Total pode fazer a diferença e ser ponto de partida de uma necessária mudança na cultura empresarial.

Rogério Vono

Rogério Vono é Gerente Comercial da Procfit, desde Junho de 2013. Trabalhou onze anos no Bradesco como Gerente de Relacionamento e foi RM do Citibank durante 1 ano.

Adicionar Comentário

Siga-nos

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.