PROCFIT - Gestão Orientada a Processos
Lucro

Propósito social combinado com lucro e a conquista do topo

A importância do senso de propósito

De acordo com o MIT Sloan, canal de conteúdo do Massachusetts Institute of Technology, um senso de propósito que transcende o “apenas fazer dinheiro” pode motivar colaboradores, mas para combinar um propósito social com uma alta rentabilidade ao longo do tempo, é preciso prestar atenção a diversos princípios fundamentais em uma empresa.

Trabalhando por uma causa

Ainda segundo o MIT, é uma ideia antiga: se você quer construir uma empresa que realmente motiva seus colaboradores, é preciso ter um propósito, uma causa. Esse propósito é um chamado moral para ação, é o que uma pessoa ou empresa representa. Quando existe uma causa para a empresa, ele fornece aos colaboradores um claro senso de direção, ajuda-os a estabelecer prioridades e os inspira a irem além – e isso, definitivamente é bom para os lucros.

O  lucro é consequência da dedicação das pessoas

A causa deve, por natureza, transcender a necessidade de, pura e simplesmente, ganhar dinheiro: trata-se de pessoas caminhando juntas para realização de algo que acreditam, e que tem o lucro como uma consequência e não com um fim em si. Mas existe um paradoxo aqui: é difícil cumprir um propósito sem dinheiro, por isso, as organizações devem contar com a ajuda de benfeitores, caso da maioria das instituições de caridade, ou tornarem-se autossuficientes através e seus próprios lucros. Mas como?

O propósito de uma empresa transmite confiança

De acordo com a Deloitte, empresas com um propósito transmitem mais confiança empresarial que é o combustível para a inovação, para atrair investimentos e para o crescimento a longo prazo. Investidores acreditam no sucesso dessas empresas, clientes acreditam que elas entregarão produtos ou serviços de qualidade superior, a comunidade acredita que ela é boa e útil para os cidadãos e os colaboradores se engajam em sua cultura, valores e crenças. A cultura do propósito dá a gestores e colaboradores uma razão para irem trabalhar todos os dias.

Propósito combinado com lucro

Maximizando lucros

Enquanto isso, empresas orientadas somente a maximização dos lucros, sem se preocupar com o seu impacto social positivo, estão com o seu crescimento estagnado.

9 melhores práticas para negócio orientados a um propósito

Segundo a site da Revista Forbes, Andrew Hewitt, criador da lista GameChangers 500, que elenca as maiores empresas orientadas por uma causa, declara que existem 3 categorias, com um total de 9 melhores práticas para se obter o sucesso nesse novo modelo de negócio. Conheça-as:

A – Porque você está o negócio?

Para maximizar benefícios mais do que maximizar lucros.
1 – Encontre uma Missão
Defina claramente uma missão para sua empresa usando a teoria da mudança para ajudá-lo a encontrar o direcionamento correto e desenvolver as métricas para mensurar o seu progresso.

B – Como conduzir o seu negócio?

Crie impacto positivo nas pessoas e no planeta.
2 –  Ambiente de trabalho excepcional
Ambientes que sejam divertidos, inspiradores e representem um salto evolutivo além do cubículo bege.
3 – Colaboradores Fortalecidos
Busque autonomia, liderança servidora, generosidade, aprendizagem constante e a contratação baseada em pontos fortes, valores compartilhados e paixão pela missão da empresa.
4 – Todo mundo ganha
Tenha cuidado e preocupação com clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros, investidores e com a comunidade.
5 – Escritório amigo do planeta
Escolha de suprimentos ecologicamente corretos, recicle materiais, minimize o desperdício de papel, da água e da energia elétrica.
6 – Eco Design
Projete seus produtos, serviços e processos produtivos para que sejam livres de carbono, adeptos ao desperdício zero e não tóxicos.
7 – Reabasteça o planeta
Utilize o seu negócio como plataforma para disseminar a consciência ambiental e o apoio à suas causas. Especialmente através da introdução de inovações.

C – O que o seu negócio oferece?

Um produto ou serviço que cria um mundo melhor.
8 – Impacto profundo
Seu produto ajuda pessoas e/ou o planeta a prosperar, simples assim.
9 – Impacto escalável

Seu produto ou serviço é projetado para alcançar grandes público em diversas regiões, frequentemente através da indústria colaborativa, parcerias, recursos compartilhados, franchinsing ou outros modelos de disseminação que ajudam você a expandir seus impactos positivos.

O que você acha sobre a importância do propósito de uma empresa? Comente!

Silvia Seco

Publicitária, apaixonada por criação, design, inovação, tecnologia e histórias bem contadas. Pós-Graduada em Gestão de Marketing pelo SENAC e Gerenciamento de Projetos pela Unisanta, vive em busca da "estratégia da comunicação perfeita" baseada em análises de dados que permitam conhecer o caminho mais curto e eficiente até o coração de cada consumidor de uma marca.

Adicionar Comentário

Siga-nos

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.