PROCFIT - Gestão Orientada a Processos

Os 3 pontos chaves do novo e-commerce

Devido ao momento de pandemia que estamos passando no Brasil e reflexo da quarentena com os comércios físicos com restrições de funcionamento houve um crescimento na utilização do mercado eletrônico. De acordo com a pesquisa realizada pela ABComm e Konduto durante o período de 01/03/2020 a 09/05/2020 (considerando período antes e durante o isolamento), podemos perceber uma primeira variação positiva de 41,56% na quantidade de pedidos por dia vendas online de farmácia e de 207,16% para os supermercados. Além disso, não podemos deixar de lembrar que até o final de fevereiro de 2020 a estimativa era de que até o final deste ano o Brasil tenha 145 mil lojas virtuais funcionando, o que significa um número expressivo e positivo para o mercado.

Mas temos que ressaltar que não é só o número de lojas virtuais que estão crescendo, mas também como o consumidor busca produtos e serviços.

O número de outras formas de comprar está aumentando relativamente, podendo ser através dos aplicativos para smartphones, marketplaces, redes sociais e do site mobile.

O atual desafio de grandes varejistas do comércio eletrônico e dos novos players neste meio é o mesmo: atender as expectativas desta geração de clientes que está cada vez maior. Eles exigem diversas formas de acesso e conveniência, se tornando muito rígidos quando se trata de tempo, performance e segurança de seus dados.

Essas expectativas e exigências podem ser cumpridas quando a empresa investe em processos, tecnologias e plataformas seguras para garantir a velocidade de acessibilidade no site e segurança dos dados.

Mas afinal quais são os fatores que os varejistas de sucesso precisam levar em consideração?

Conveniência e Velocidade:

Sabemos que no varejo moderno não pode haver tempo para inatividade, que pode acontecer por diversos motivos sendo lentidão no site ou aplicativo, pausa das operações de venda ou um problema na sua plataforma de e-commerce ou até mesmo no seu ERP no momento de recebimento do pedido.

Quando falamos de atendimento ao cliente uma interrupção no atendimento pode significar perda da venda.

Para poder atender a demanda do consumidor fundamental e evitar perda de vendas, não se trata apenas de escolher uma plataforma de e-commerce qualquer, mas sim aquela que te fornece altos níveis de serviço, disponibilidade e também contingência, que esteja preparada para atender uma variação e picos com uma alta quantidade de acessos simultâneos no site.

Confiabilidade:

As empresas devem pensar em como proteger os dados de seus clientes e como controlá-los em diversos níveis para serem utilizados da forma correta. Está claro que os consumidores não buscam apenas segurança, mas também transparência e garantia que seus dados não são utilizados de maneiras desconhecidas ou até mesmo sendo fornecidos para terceiros.

Não se esqueça de ficar atento as mudanças da lei geral de proteção de dados (LGPD) que estão acontecendo no Brasil. A forma com que as empresas passarão a lidar com os dados dos clientes irá mudar drasticamente quando as mudanças da lei entrarem em vigor devido ao aumento da responsabilidade sobre as informações coletadas e utilizadas.

Flexibilidade e novas experiências:

Para atender a o complexo perfil de compra do novo consumidor não basta apenas em manter um bom desempenho de vendas e entregas, mas também criar experiencias de compra e um atendimento personalizado.

Um dos principais desafios que os varejistas enfrentam é para integrar 100% com excelência os canais de vendas para entregar uma experiencia de compra totalmente integrada e com o real sentido de ominichannel. Mas para isso acontecer é necessário investir em tecnologias de venda que conversem entre si, por isso o melhor caminho é encontrar uma empresa que forneça o sistema de ponta a ponta, para que o time de T.I. não tenha que gastar tempo e dinheiro realizando manutenções e acompanhamentos em diversas integrações entre os sistemas.

procfit@site

A PROCFIT é uma empresa formada por uma equipe multidisciplinar com experiência em gestão empresarial e tecnologia da informação, que utiliza plataformas tecnológicas como meio para atingir os melhores resultados para seus clientes, garantindo maior produtividade, menor custo e consequentemente maior desempenho e rentabilidade para a sua empresa.

Nossa missão é ser a sua parceira estratégica, fornecendo além de um diagnóstico preciso, soluções sob medida para sua empresa, adaptando as melhores práticas de mercado ao seu negócio, para ajudá-lo a superar os seus desafios de gestão, sempre com a melhor relação custo-benefício.

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