PROCFIT - Gestão Orientada a Processos

O que é BPO e seus benefícios

Planejamento Tributário

O Business Process Outsourcing, ou BPO ou , é uma prática que tem se tornado comum no Brasil, assim como já é em outros paises,  traduzindo, Terceirização de Processos de Negócios, assim uma empresa o qual uma empresa contrata um prestador de serviços especializado em BPO para realizar uma tarefa de processo que a organização contratante requer para seu próprio negócio operar com sucesso. Muitas vezes a empresa que presta o serviço de BPO, presta o serviço voltado para contabilidade, tributário, departamento pessoal e financeiro.

O BPO tem suas raízes na indústria de manufatura, com os fabricantes contratando outras empresas para lidar com processos que não são relacionadas às competências essenciais necessárias para fazer seus produtos finais.

Com o tempo, organizações de outros setores adotaram a prática. Agora, o uso do serviço de BPO se expandiu tanto que organizações de todos os tipos – varejistas e distribuidores – contratam prestadores de serviços de BPO para executar determinados processos.

O que faz a equipe de BPO?

As empresas podem prestar serviços que envolvem a terceirização de processos de negócios para duas áreas principais de trabalho: funções de back-office e funções de front-office.

As funções de back-office (também chamadas de funções internas de negócios), incluem contabilidade, departamento pessoal, tributário, gestão da qualidade, e muitos outros.

Já as funções de front-office incluem serviços de relacionamento com o cliente, marketing e vendas.

Quando optar por utilizar o serviço de BPO?

Os muitos gestores chegam à decisão de terceirizar um processo de negócios por meio de uma variedade de caminhos. Empresas iniciantes, por exemplo, muitas vezes precisam terceirizar as funções de back-office porque não têm os recursos para formar a equipe e as funções de apoio para executá-las internamente.

Por outro lado, uma empresa estabelecida pode optar por terceirizar uma tarefa que vinha desempenhando o tempo todo, após uma análise determinar que um fornecedor terceirizado poderia fazer o trabalho melhor e com um custo menor.

 

Benefícios do BPO

Benefícios financeiros: as empresas muitas vezes descobrem que um fornecedor terceirizado pode executar um processo de negócios com menor custo, ou muitas vezes descobrem que, ao contratar um fornecedor terceirizado, podem economizar dinheiro como resultado do relacionamento de outras maneiras, como revisão de produtos que consequentemente proporciona uma redução de carga tributária a ser paga.

Vantagem competitiva: o BPO permite que as organizações terceirizem os processos que não são essenciais para seus negócios ou missões, permitindo que as organizações concentrem mais seus recursos nas operações que as distinguem no mercado.

Maior qualidade e melhor desempenho: Como o negócio principal da área de BPO é realizar os processos específicos para os quais foram contratados, eles são, capazes de se concentrar em fornecer esses processos nos níveis mais altos, muitas vezes com maior precisão, eficiência e rapidez.

Acesso mais rápido às inovações no processo: os provedores de BPO também estão mais propensos e melhor posicionados para saber sobre os avanços, inovações e atualizações que acontecem na área especializada, além de serem mais propensos a investir em novos processos e procedimentos que podem melhorar a velocidade, custo e qualidade do trabalho.

Cobertura expandida: fornecedores terceirizados podem expandir o número de horas ou o alcance geográfico de uma empresa de maneira econômica. Por exemplo, se você possui diversas empresas, não é preciso investir em estruturar equipe para áreas de apoio para cada um dos seus negócios. Quando você contrata um serviço de BPO, você pode realizar a contratação dos mesmos serviços para todas as suas empresas e assim garantir a mesma qualidade das informações e execução de tarefas para todas.

Ficou interessado em saber como uma equipe de BPO pode ajudar a sua empresa? Fale com nosso time comercial e saiba mais! A PROCFIT possui uma área especializada em contabilidade, tributário e departamento pessoal para atender seus clientes que contratam o serviço de BPO.

Paulo Machado

Graduado em Gestão Financeira (Unifai), Contabilista (CRC SP), Graduação em Direito UNIP (2017), com 25 anos de experiência nas áreas Contábil e Fiscal, atuando em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais ocupando posição de gerencia. Profundos conhecimentos na implantação de sistemas em empresas como CVS/Caremark (SP) e TIM Brasil (SP), recuperação de impostos através de análises tributárias. Atualmente é diretor da área de consultoria tributária da PROCFIT e sócio da EZ Consultoria Tributária.

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