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Saiba como as novas tecnologias estão mudando o varejo

Novas Tecnologias

O varejo é um dos setores mais dinâmicos do mercado, já que está constantemente sujeito às mudanças da economia. É responsabilidade do gestor estar sempre preocupado com a garantia de produtos, preços e processos competitivos para conseguir se manter e prosperar. E, justamente por isso, é um grande desafio estar alinhado às tendências, conquistando e fidelizando os clientes, inclusive em cenários de crise. Saem na frente aquelas marcas que conseguem utilizar as vantagens e possibilidades das novas tecnologias em favor do crescimento da empresa.

Hoje, as possibilidades baseadas em novas tecnologias são muitas. Podemos falar de Big Data, Business Intelligence, tecnologia mobile, softwares, Omni Channel e uma série de outras ferramentas que podem e devem ser utilizadas para melhorar os resultados da empresa.

Neste artigo vamos compreender como cada uma dessas tecnologias está mudando o varejo para melhor. Acompanhe!

Planejamento estratégico mais assertivo

Um dos pontos mais importantes das novas tecnologias é, sem dúvida, o Big Data. O conceito diz respeito à geração, armazenamento e, principalmente, interpretação de um grande volume de dados que são gerados por uma empresa e pelo mercado como um todo.

Atualmente, são várias as ferramentas que permitem a exploração do Big Data em favor dos objetivos de uma marca. Com isso, é possível que os gestores tenham um conhecimento muito mais aprofundado do negócio, o que é essencial para o desenvolvimento de um planejamento estratégico e orçamentário mais acertado.

O Big Data fornece dados de venda, informações sobre os clientes, sazonalidade do negócio, dados relevantes sobre os fornecedores e parceiros, tendências de mercado, indicadores de desempenho, dentre muitas outras questões.

Com base em tudo isso, os gestores conseguem se organizar e adotar as medidas necessárias para o crescimento do negócio, sejam elas a substituição de fornecedores, a aquisição de novo maquinário, a abertura de uma nova loja e muitas outras possibilidades.

Otimização de processos internos

O software de gestão empresarial é uma poderosa ferramenta do varejo, que contribui amplamente para a inovação dentro das empresas. Como concentra uma série de informações relativas à empresa, permitindo o acesso por toda a equipe, por meio de vários dispositivos diferentes (mobile, desktop etc), ele é fundamental para a otimização de processos internos.

Com a utilização do software adequado às necessidades da empresa, é possível avaliar a produtividade do time, a satisfação dos clientes, organizar os estoques e mecanizar uma série de processos burocráticos que, até então, demandavam muito tempo e dedicação de diversos profissionais.

Além disso, a tecnologia mobile permite que questões como inventário de lojas, conferência de mercadorias, recebimento e compra de produtos sejam realizadas com muito mais segurança e eficiência.

Com isso, toda a equipe acaba tendo mais tempo disponível para se dedicar aos assuntos mais relevantes para o negócio, como planejamento estratégico, relacionamento com o cliente, melhoria da qualidade dos produtos e atendimento.

Melhor relacionamento com o cliente

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management. São ferramentas tecnológicas focadas na melhoria do relacionamento de uma empresa com o seu cliente.

Um software de CRM que seja eficiente e adequado à empresa é capaz de oferecer valiosas informações e recursos para que a empresa se aproxime de seus clientes, deixando-os cada vez mais satisfeitos e, consequentemente, fortalecendo a relação.

Com as informações obtidas por meio do CRM, é possível pensar em promoções e ações de relacionamento, planos para datas comemorativas, sugestões de compra, além de conhecer as preferências do consumidor. Agradar o cliente deve ser sempre um dos principais objetivos da empresa.

Experiência de compra mais eficaz

Ainda pensando na satisfação do cliente, é importante salientar que várias ferramentas tecnológicas integradas podem otimizar a experiência dele dentro da sua loja de varejo. Desde o já mencionado CRM até o Big Data e os aplicativos mobile, são muitas as possibilidades para que o cliente se sinta cada vez mais satisfeito.

Nesse cenário, é impossível não falar de Omni Channel. Essa é uma tendência que busca a convergência de todos os canais que podem ser utilizados pelo cliente, tanto no mundo real quanto no virtual. Para citar alguns exemplos de fácil compreensão, podemos mencionar o momento em que o cliente faz uma compra na loja virtual e pode trocar o produto em uma loja física, por exemplo. Ou quando os produtos apresentados na loja virtual são aqueles dentro das preferências do cliente, informações obtidas em visitas em lojas reais.

Enfim, as possibilidades do Omni Channel são muitas, sempre com o foco em encantar e surpreender o cliente, proporcionado uma experiência de compra muito mais otimizada e personalizada.

Eficiência na gestão de pessoas

As tecnologias mobile e Big Data são fundamentais para a capacitação da equipe e para a gestão de pessoas. Além de possibilitar a realização de treinamentos direcionados (e que podem ser realizados quando for mais conveniente para o colaborador), é possível obter dados detalhados sobre o rendimento, a produtividade e até mesmo a assiduidade de cada membro da equipe.

Com todas essas informações em mãos, é possível promover ações focadas, que garantem um time sempre motivado e engajado com os objetivos da empresa.

Melhor aproveitamento das campanhas de marketing

Conhecer os clientes significa, também, saber o que eles buscam. Como a tecnologia auxilia os gestores no fortalecimento do relacionamento, é possível trabalhar também para direcionar as campanhas de marketing, a partir das expectativas e desejos do cliente.

E para entender a importância dessa ação, basta pensar que o marketing é, muitas vezes, um dos principais investimentos da empresa. Sendo assim, é fundamental que as campanhas sejam bem construídas, trazendo resultados positivos para a marca.

Acompanhar as novas tecnologias e entender como cada uma delas pode ser essencial para o melhor desempenho da empresa é, sem dúvidas, uma das principais responsabilidades dos gestores de varejo.

Afinal de contas, em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador, é muito importante contar com ferramentas eficientes que podem ser de grande auxílio em todas as etapas do processo, desde burocracias internas até o relacionamento com os clientes.

Pensando assim, é recomendável que os gestores reservem um tempo em sua rotina de trabalho para buscar informações sobre novas tecnologias, estando dispostos a testar as possibilidades no contexto da empresa. Pode ter certeza que essa postura vai fazer toda a diferença!

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Paulo Machado

Graduado em Gestão Financeira (Unifai), Contabilista (CRC SP), Graduação em Direito UNIP (2017), com 25 anos de experiência nas áreas Contábil e Fiscal, atuando em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais ocupando posição de gerencia. Profundos conhecimentos na implantação de sistemas em empresas como CVS/Caremark (SP) e TIM Brasil (SP), recuperação de impostos através de análises tributárias. Atualmente é diretor da área de consultoria tributária da PROCFIT e sócio da EZ Consultoria Tributária.

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