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Marketing de Relacionamento: o segredo para fidelizar clientes

Todos os dias, diversos clientes frequentam milhões de lojas no mundo todo. Mas o que diferencia uma loja da outra e determina o sucesso e a fidelização dos clientes de uma empresa? A resposta para essa pergunta é simples: o marketing de relacionamento é considerado cada vez mais importante para as empresas, que compreenderam a importância de fidelizar seus clientes e se relacionar eficientemente com eles.

As formas de comunicação entre empresa e público se atualizam constantemente, por isso é preciso estar preparado para compreender o perfil dos consumidores e planejar uma estratégia de marketing com ferramentas capazes de beneficiar os clientes e a companhia.

Marketing de Relacionamento

Esse artigo vai te ajudar a entender como fazer isso de forma efetiva.

Mas afinal, o que é Marketing de Relacionamento?

De acordo com Neil Patel, especialista renomado em marketing digital, o marketing de relacionamento com o cliente nada mais é que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes, focando na fidelização do cliente. Na visão de Patel, autenticidade é a palavra-chave na estratégia para criar uma relação positiva com os clientes, pesquisas comprovam que 63% dos consumidores preferem comprar de marcas autênticas e não de marcas que escondem a realidade dos clientes.

Já para autor da Bíblia do Marketing, David Kotler: “marketing de relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias de longo prazo […], para reter sua preferência e negócios a longo prazo”.

Como criar uma relação duradoura com clientes?

Criar, manter e aprimorar fortes relacionamentos com consumidores é fundamental para que uma empresa consiga se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. A elaboração de estratégias para atração de novos clientes é essencial e muitas vezes sai bem cara, por isso, é importante manter os clientes conquistados e tornar recorrentes os negócios com eles.

Além de garantir o aumento nas vendas, também atrai a tão cobiçada propaganda boca a boca, tornando seus consumidores fieis, os evangelizadores da sua marca. E acredite: é bem mais barato e efetivo do que adquirir novos clientes.

Existem várias formas de se relacionar com seus consumidores que vão desde o SAC e o Customer Sucess até os Programas de Fidelidade. O primeiro passo para identificar quais as melhores táticas para o Marketing de Relacionamento da sua empresa é compreender bem o público alvo a ser atingido através da criação de personas que representem os seus clientes ideais, e a partir delas criar uma base de dados de relacionamento cadastrando pessoas com o mesmo perfil da sua persona, e que claro, tenham interesse na sua marca.

Veja agora algumas das maneiras mais comuns e eficientes de criar uma relação forte e duradoura com o seu cliente:

Invista em Programas de Fidelidade

Entre os recursos mais utilizados pelas empresas estão os programas de fidelidade, basicamente as empresas oferecem benefícios para que os clientes consumam preferencialmente o seu produto ou serviço em vez de utilizar os da concorrência.

Porém não basta apenas oferecer os benefícios aos clientes, é preciso antes conhecer o perfil dos consumidores para então separá-los de acordo com suas preferências e características durante a compra, dessa maneira é possível alcançar o cliente de maneira objetiva e eficiente, aumentando as possibilidades da fidelização do público da empresa.

Quando os clientes reconhecem que de fato o programa de fidelidade oferecido é vantajoso e inovador, a tendência é que o público difunda essa ferramenta de modo que o acesso de novas pessoas ao programa de fidelidade é contínuo.

No segundo semestre de 2017 mais de 100 milhões de pessoas se cadastraram em programas de fidelidade no Brasil, o que gerou mais de 60 bilhões de pontos e milhas emitidos aos clientes. Esses números deixam claro que o brasileiro se interessa por programas de fidelidade, bastando apenas que a empresa busque a melhor maneira de atrair esse público.

Com um programa de fidelidade atrativo, a expansão da marca de uma empresa e o destaque no mercado frente aos concorrentes é uma consequência inevitável, as empresas do setor bancário, transporte aéreo e varejistas são as principais responsáveis pelos números expressivos dos programas de fidelidade, isso evidencia que fidelidade quando bem desenvolvidos são uma aposta certeira para fidelizar clientes.

Dê mais atenção ao E-mail Marketing e as Redes Sociais da sua empresa

Outro recurso muito utilizado pelas empresas é o e-mail marketing, uma ferramenta que quando bem utilizada pode gerar um resultado muito positivo, por outro lado se mal utilizada poderá causar prejuízos para a empresa, que perderá credibilidade com seu público.

Assim como nos programas de fidelidade, no e-mail marketing também é preciso entender para quem e o que está sendo feito, pois não é interessante enviar e-mail marketing de um produto para toda a base de clientes, já que existe a possibilidade de existir uma grande quantidade deles que não tenha interesse em consumi-lo. É para resolver esse problema que existe a segmentação de clientes.

É preciso criar uma estratégia diferente para cada público e atraí-lo não apenas com descontos e preços baixos, mais importante do que isso é a maneira como sua empresa irá se destacar das demais, já que a concorrência nos e-mails marketing também é grande, por isso para se sobressair é necessário fazer mais do que a média.

Entre as ferramentas que auxiliam as empresas na aproximação aos clientes também estão as redes sociais, muitas empresas realizam trabalhos fantásticos e conseguem milhões de seguidores que acompanham suas publicações e permitem o engajamento da marca de uma empresa de uma maneira extremamente benéfica, centenas de empresas conseguem por meio das redes sociais grande parte do seu público fiel a marca, graças a estratégia de marketing bem planejada e executada. Além disso, também é através delas que os consumidores muitas vezes buscam indicações e avaliações a respeito do que pretende comprar ou contratar.

Por que investir em Marketing de Relacionamento?

Benefícios para clientes e empresas, lucro, expansão da marca, credibilidade no mercado, esses são apenas alguns dos motivos que justificam o investimento de uma empresa no marketing, atualmente as empresas estão presentes física e virtualmente, o que torna o público de consumidores ainda mais disputado do que no passado.

Por conta disso, a modernização se faz mais do que necessária, de modo que as empresas devem investir marketing de relacionamento, fomentando a relação saudável entre cliente e empresa, seja através dos programas de fidelidade, e-mail marketing, redes sociais ou outros modelos. Felizmente, o marketing no Brasil está em franca evolução e a tendência é que alcance um patamar ainda maior nos próximos anos.

Toda empresa que tem a percepção de que o cliente é tão ou até mesmo mais importante que os seus serviços e produtos, certamente irá se destacar no mercado e conquistar a fidelização de um número expressivo de clientes. Uma simples ação de marketing e de fidelização pode gerar resultados extremamente expressivos, por isso todo investimento e tempo dedicado ao marketing de relacionamento é valioso.

Se você gostou de saber mais sobre marketing de relacionamento com clientes, veja como anda o mercado de startups de fidelização de consumidores. Os grandes portais de notícias como a Info MoneyExame e Estadão estão falando sobre o assunto.

Silvia Seco

Publicitária, apaixonada por criação, design, inovação, tecnologia e histórias bem contadas. Pós-Graduada em Gestão de Marketing pelo SENAC e Gerenciamento de Projetos pela Unisanta, vive em busca da "estratégia da comunicação perfeita" baseada em análises de dados que permitam conhecer o caminho mais curto e eficiente até o coração de cada consumidor de uma marca.

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