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A logística da sua empresa está funcionando como deve?

Empresa

Uma empresa que sabe onde estão seus problemas e os resolve tem melhores resultados do que outra não tão organizada. A empresa é formada por diversos setores, com muitos processos que exigem atenção, sendo fundamental para sua organização, podendo melhor identificar os que precisam de maior atenção.

A logística é um dos processos que mais exigem a atenção dos administradores, uma vez que reclamações por erros e atrasos em entregas depõem contra a qualidade no atendimento. Assim, para evitar problemas com a logística, é preciso que ela esteja dentro dos padrões da organização da empresa, sendo um ponto que merece constante atenção.

Veja, a seguir, como analisar o funcionamento da logística de sua empresa e torna-la uma campeã na satisfação dos clientes:

Acompanhamento constante da logística

O tempo dedicado à atenção e aos detalhes da logística da empresa é que a tornam mais eficiente a cada dia, o primeiro passo para evitar falhas é ficar atento a todos os processos que envolvem a logística, não devendo se poupar esforços para fazer o acompanhamento de toda a rotina apresentada, verificando as condições de trabalho dos funcionários e a manutenção dos equipamentos, mantendo o setor atualizado com novos recursos de tecnologia, além de possui um bom software de gestão.

Com esses cuidados, a otimização da logística da empresa se tornará muito mais fácil, uma vez que as falhas ocorrerão com menor frequência, exigindo menos intervenções.

Negociação com bons fornecedores

As principais reclamações de clientes geralmente são por conta de atrasos na entrega de produtos ou na demora da prestação de serviços e a empresa não pode sofrer com esse tipo de problema de logística. Para melhorar a logística é necessário negociar com fornecedores que não apresentem falhas na entrega de produtos ou equipamentos, permitindo, assim, que os processos da empresa tenham um fluxo normal, atendendo dentro do prazo e não demorando para prestar serviços, quando necessário.

A empresa não pode depender de um terceiro fornecedor para atender suas necessidades em razão da falha do principal. Qualquer tipo de falha no processo de entrega pode prejudicar a linha de produção que, ao ser interrompida por falta de recursos, irá gerar atraso na entrega de compras ou de prestação de serviços, gerando no cliente um sentimento de frustração por ter confiado na palavra de um vendedor.

Para manter sua logística em pleno funcionamento, a empresa precisa ter fornecedores comprometidos, que atendam as solicitações dentro do prazo.

Inovação para melhorar a logística

A otimização dos processos de logística exige inovações tecnológicas para seu completo funcionamento.
Uma das soluções apresentadas pela tecnologia para atender os processos de logística são os sistemas ERP, que são essenciais para a gestão e controle do estoque, fornecendo todas as informações necessárias para não interromper o fluxo produtivo.

Mantendo o controle rígido e criterioso do estoque é possível atender todos os processos com eficiência e agilidade, de acordo com a demanda, sendo também uma das melhores formas de manter íntegra a imagem da empresa.

Capacitação dos funcionários

O funcionamento perfeito da logística dentro de uma empresa depende do modo como os funcionários fazem seus serviços. Assim, investir em sua capacitação é uma das boas maneiras para melhorar o processo empresarial.

A empresa pode ter excelentes sistemas de gestão e ótimos fornecedores à sua disposição. No entanto, sem uma equipe qualificada e experiente, não haverá qualquer utilidade para todo o aparato tecnológico ou para bons fornecedores.

Quando a empresa entende que o custo de treinamento é, na verdade, o melhor investimento que pode ser feito, seus processos são agilizados, com o comprometimento dos funcionários e dedicação total às atividades, já que entendem sua responsabilidade nessa etapa do processo. Uma equipe bem treinada torna-se uma equipe mais motivada, evitando erros e falhas no funcionamento da logística.

Ouvindo a opinião do cliente

O trabalho de logística deve ser sempre aperfeiçoado e, para encontrar soluções mais práticas, nada melhor do que ouvir a opinião do cliente e suas sugestões. Para um administrador, a melhor forma de conhecer o funcionamento da logística é sabendo o nível de satisfação de seus clientes.

Um dos grandes problemas é quando a função da logística é terceirizada, quando podem ocorrer falhas sem que a empresa tenha delas conhecimento. A reclamação ou sugestão do cliente torna-se o melhor meio para identificar problemas e buscar sua solução imediata.

Mantendo uma segunda alternativa

Para a empresa, a melhor coisa sempre é a satisfação do cliente. Afinal, é ele que faz a empresa obter sua lucratividade. Quando um cliente se torna insatisfeito com algo relacionado à logística, dificilmente a empresa terá uma segunda chance de se mostrar eficiente.

Portanto, sempre é bom que a empresa tenha uma alternativa para solucionar imprevistos, mostrando que está realmente preocupada com o resultado final de seu produto ou de seus serviços. A empresa que apresenta uma alternativa pode trazer solução mais rápida para qualquer problema apresentado por um serviço terceirizado de entregas, por exemplo.

Conhecendo as limitações da empresa

O gerenciamento da logística, como dissemos anteriormente, é um processo constante, sendo de obrigação dos gestores em todos os momentos. Conhecendo os detalhes da logística empresarial, os administradores têm possibilidade de encontrar os meios certos para superar as limitações e sempre fazer o correto atendimento de seus clientes, evitando que a imagem da empresa se torne negativa.

O conhecimento das limitações da empresa não se limitam apenas à logística, devendo se estender a todo o processo empresarial, administrando sua produção conforme o tempo acordado com o cliente. Portanto, uma empresa que esteja preparada para trabalhar com determinado volume, não pode pretender ampliar de um momento para outro sua produção com o objetivo de conseguir maiores lucros, mas sim, antes de tudo, pensar na razão final, ou seja, no cliente satisfeito.

Os cuidados para a administração da logística da empresa não são complicados. Basta manter atenção a todos os processos que a envolvem, trazendo a satisfação do cliente e a continuidade do processo empresarial dentro do que está estabelecido como meta.

Edmundo Rodrigues

Mestre em Engenharia de Software com foco em Gestão de Projetos (Metodologias Ágeis). Pós-Graduado (Especialista) em Governança de TI, Pós-Graduando (MBA) em Gestão de Projetos pela FGV, Pós-Graduando (MBA) em Gestão Financeira e Controladoria e graduado em Analise de Sistemas – Administração. É certificado oficial internacional em COBIT, ITIL, PMBOK, Scrum Master, Product Owner, Managament 3.0, Prince 2 e Programa de Desenvolvimento Pessoal para Líderes – Harvard. Pesquisador titular do grupo de pesquisa em Gerenciamento de Projetos da Universidade Federal de Pernambuco. 12 anos de experiência em Gestão de TI, Gestão de Projetos, Gestão de Programas, Gestão de Portfólio, Diretoria de TI, Diretoria de PMO, e consultoria/mentoria – preparando departamentos de TI para enfrentar a Sarbanes-Oxely (SOX) em empresas com capital aberto no mercado de ações americano. Atuou como professor em cursos de Pós-Graduação, lecionando disciplinas nas áreas de Governança de TI e Gerenciamento de Projetos. Atualmente, atua como Diretor Regional Norte/Nordeste da PROCFIT.

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