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Como integrar melhor os setores de sua empresa

Integração

Os setores de sua empresa não conseguem criar melhor integração? Se isso está ocorrendo, saiba que é um problema normal, que acontece em inúmeras empresas. Mas é algo que pode ser solucionado, melhorando a performance do negócio e trazendo maior produtividade. Por mais que os setores de sua empresa tenham suas funções específicas, cada um deles deve trabalhar junto com os outros para que a empresa possa crescer de forma global.

Podemos pensar nos setores de sua empresa como os órgãos do corpo humano. No corpo, cada sistema possui diversos órgãos que trabalham em conjunto para que possamos continuar vivendo. Quando qualquer desses órgãos falha ou fica doente, todo o organismo sente, precisando parar com suas atividades até a recuperação.

Entre os setores de sua empresa não é diferente. Os departamentos, por mais que façam sua função específica, estão trabalhando para que toda a empresa possa continuar com suas atividades. Se um deles apresentar problemas, todos os outros serão prejudicados, em diversos níveis.

Para que os processos possam fluir, é preciso, em primeiro lugar, que haja uma completa integração, com boa comunicação e com colaboração entre eles.

Endomarketing, uma forma de melhorar a integração dos setores de sua empresa

O primeiro passo para promover a integração entre os setores de sua empresa é entender que todo e qualquer departamento precisa dos outros para suas atividades e para realizar seu trabalho.

Para gerar maior entendimento dos processos, atendendo da melhor forma também os externos, como fornecedores, clientes e prestadores de serviços, é preciso que cada setor possa vender suas ações para os demais, utilizando para isso o endomarketing, ou marketing interno, criando um canal de informações. O endomarketing é uma estratégia que possibilita a visão compartilhada de que, num ambiente empresarial, todos os setores são fornecedores dos outros, ao mesmo tempo em que também são clientes.

Por esse ângulo de visão, extermina-se definitivamente a figura do colaboradora que é apenas um trabalhador, fazendo sempre as mesmas coisas sem se questionar sobre a importância de sua atividade para a empresa, não tomando parte no processo de construção e desenvolvimento empresarial.

Por esse conceito, não existem gerentes ou vigilantes, e sim líderes que, através do acompanhamento e da disseminação de melhores níveis de informações, conseguem inspirar seguidores utilizando ações positivas. A fiscalização, nesse caso, cede seu lugar à participação e o trabalhador torna-se colaborador e parceiro do negócio, entendendo sua posição e sabendo que ele é parte essencial de um processo global de geração de resultados.
A criação de valores de integração e de participação de todos os colaboradores é um processo básico para preparar os caminhos que leva a empresa ao crescimento e desenvolvimento.

Para isso, no entanto, é necessário que a empresa possua uma boa engrenagem e que todos os colaboradores tenham uma noção dos objetivos e missão da empresa. Assim, evita-se que um setor se desentenda com outro, criando boicotes que poderiam atrapalhar os processos empresariais.
Meios para integrar os setores da sua empresa

Veja, a seguir, algumas recomendações para estimular a integração entre os setores de sua empresa:

Integração de novos colaboradores

A integração de novos contratados deve ser feita com todos os setores de sua empresa, principalmente com aqueles com quem ele terá contatos regulares, evitando que o novo contratado se sinta deslocado. A integração pode ser acompanhada por profissionais de outros setores que, muitas vezes, passam tempo significativo sem visitar outros setores da empresa.

Uma cartilha sobre a empresa

A elaboração de uma cartilha contendo os valores, missão e visão da empresa é uma forma de manter a integração entre os setores, mostrando que todos fazem parte de um conjunto e que cada um é importante para a empresa. A cartilha, além de impressa, pode ser disponibilizada na intranet e no site da empresa.

Melhorar os canais de comunicação

A comunicação entre os setores deve ser ágil, evitando excesso de burocracia e permitindo que as pessoas possam, além de trocar informações, também atender às necessidades de processo que envolvam os seus setores. Assim, pode-se fazer pedidos antecipados e cria-se maior vínculo entre os setores que se interdependem.

Dividir as conquistas

Um setor, quanto conseguir melhorar sua performance ou quando tiver qualquer conquista, pode dividir os benefícios com colaboradores de outros setores, promovendo uma confraternização que irá incentivar os demais departamentos da empresa.

Eventos comemorativos<

Em eventos promovidos pela empresa, alguns colaboradores podem ser convidados a falar sobre o setor em que está trabalhando, promovendo maior entendimento e confraternização entre todos. Os eventos promovidos pela empresa também podem servir para atividades que estimulem o melhor relacionamento entre as pessoas, com equipes compostas por colaboradores de diversos setores, permitindo estreitar o relacionamento e, inclusive, propiciando o nascimento de novas amizades.

Caixa de sugestões

A instalação de uma caixa de sugestões é uma ideia bastante simples, mas que gera efeitos bastante positivos para a empresa. O colaborador, mesmo que não se identifique, pode apresentar ideias, opiniões e sugestões que possam melhorar o seu próprio setor ou outros setores da organização. A caixa de sugestões, no entanto, não pode ser usada para críticas infundadas ou para ataques pessoais.

Informações através de Recursos Humanos

O setor mais apropriado para passar informações corretas sobre os outros é o de Recursos Humanos. Sempre que um colaborador tiver dúvidas sobre as próprias atribuições ou do seu setor, deve encontrar respaldo no RH que, para isso, precisa manter as portas abertas, informando o que for possível para gerar melhor compreensão sobre a empresa.

Job rotation

Uma ferramenta que atende de forma excepcional a integração dos setores de sua empresa é o job rotation, uma estratégia que estabelece o processo de remanejamento ou redimensionamento das lotações dos colaboradores na empresa. Através desse recurso, colaboradores de todos os setores podem se familiarizar com atividades de outros, permitindo, inclusive, que haja manifestação de interesse em novos processos de aprendizagem, levando o colaborador a uma possível ascensão profissional. O job rotation também atende o desenvolvimento de equipes, permitindo maior integração e colaboração entre os setores de sua empresa.

Rogério Vono

Rogério Vono é Gerente Comercial da Procfit, desde Junho de 2013. Trabalhou onze anos no Bradesco como Gerente de Relacionamento e foi RM do Citibank durante 1 ano.

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