PROCFIT - Gestão Orientada a Processos

Porque inovação é uma palavra recorrente entre as empresas de sucesso

Pode parecer ultrapassado dizer que é preciso inovar, mas acredite, isso é extremamente necessário para o sucesso. As empresas prestam muita atenção no custo de fazer algo, quando na realidade deviam preocupar-se mais com os custos e as consequências de não fazer nada.

A concorrência entre as empresas de todos os segmentos é cada vez maior, por isso cada detalhe na estrutura empresarial é fundamental para definir o sucesso ou insucesso dos objetivos das empresas. Na última edição do Global Innovation Index — estudo anual que compara indicadores de inovação extraídos em mais de 140 países, o Brasil amargou apenas a 70º posição. A bem da verdade, a América Latina como um todo teve um desempenho que poderia ser considerado no mínimo frustrante, abaixo do alcançado, por exemplo, por nações menos abastadas como Quênia ou Uganda.

Por outro lado, outras pesquisas também apontam que o Brasil é considerado um dos países mais conceituados na qualidade das inovações, isso corresponde à produção acadêmica e às patentes registradas, apoiando a teoria do potencial inexplorado, provando que temos conteúdo sendo gerado, mas nos falta ainda empreender. A inovação e o risco são irmãos, ficam de mãos dadas, não há um sem o outro, porém é preciso saber que se uma empresa não busca inovar ela ficará estagnada e será ultrapassada pelos concorrentes. Abrir a mente e buscar novos conhecimentos pode trazer ideias e facilitar a inovação na gestão da empresa.

Essa procura por inovação e novos conhecimentos também pode ser realizada fora da sua área de atuação. Dessa maneira, é possível trocar experiências com profissionais que podem acrescentar diversos conhecimentos que podem ser úteis para a implementação de um plano de gestão eficiente, que seja marcado e reconhecido no mercado por ter uma proposta que se diferencia da concorrência. É necessário estimular sempre a união e a interatividade entre os diversos setores de uma empresa, os funcionários precisam se comunicar e manter sinergia, para que todo o processo de uma empresa caminhe conjuntamente, de modo que todos alcancem o melhor desempenho possível em suas funções.

Obviamente, toda empresa depende de clientes, por isso é importante que a empresa invista na melhor maneira de vender seu produto, exaltando suas qualidade que o credencia como a empresa mais adequada para suprir as necessidades do seu público-alvo. Sabemos que não existe receita para o sucesso ou pílula mágica para implementar atitudes inovadoras, mas claramente existem medidas que favorecem sua empresa para se destacar entre a concorrência.

Gustavo Teixeira

Jornalista, formado na Universidade Santa Cecília de Santos. Graduado em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Tem experiência como assessor de imprensa, assistente de marketing, analista de redes sociais e repórter.

Adicionar Comentário

Siga-nos

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.