PROCFIT - Gestão Orientada a Processos

Franquias surgem como oportunidade para quem pensa em empreender ou ampliar negócios

Gestão PME

Em tempos de retração na economia, as franquias surgem como oportunidades para quem pensa em ter um negócio próprio. Com investimentos iniciais a partir de R$ 10 mil e retorno de investimento que variam de três meses a dois anos, existem franquias em diversos segmentos e tamanhos. Para investir neste tipo de negócio é preciso considerar a quantia exigida para montar o negócio, o estoque inicial, capital de giro, valor de taxa de franquia e como será feito o gerenciamento desses processos.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 7% em 2014. É preciso lembrar que o sucesso do empreendimento não acontecerá naturalmente, a força de uma marca está em proporcionar experiências fortes, mas o caminho para atingir esse resultado passa por combinar diversos fatores que gerem percepções positivas. Uma franquia demanda muito do gestor, que precisa cuidar da estrutura e todas suas definições.

Projetar uma loja pode ser complicado. A arquitetura convencional traz respostas padronizadas, que pouco se alteram daquelas referentes a uma obra residencial. O consumidor precisa perceber o ambiente, não só o conceito padrão expresso pela marca, com estímulos visuais, auditivos e olfativos. Transcender a arquitetura e criar experiências para o consumidor é um passo essencial para o sucesso do estabelecimento.

Tanto as franquias quanto os franqueados têm necessidades específicas quando o assunto é a administração. A Gestão Sell-In e Sell-Out, Apuração e Controle de Royalties, Distribuição de Mídia no Ponto de Vendas e Controle de Qualidade do Franqueado são algumas delas. O desafio é maior quando o franqueado administra mais de uma empresa, do mesmo segmento ou não. As franquias podem ser a melhor opção de investimento para o momento econômico que o país vive, mas é preciso frisar que o dinheiro é apenas uma parte do trabalho. Para ter sucesso, é preciso mutia dedicação.

Luis Mathias

Graduado em Administração de Empresas pela FASERT com MBA em Gestão Estratégica pela FGV e mais de 15 anos de experiência acumulados em administração de TI e Análise e Desenvolvimento de Sistemas para negócios e processos de controladoria que dão base à sua atuação como Gerente de Desenvolvimento na Procfit.

Adicionar Comentário

Siga-nos

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.