PROCFIT - Gestão Orientada a Processos

Eficiência organizacional otimiza resultados na empresa

ERP - Enterprise Resource Planning

O começo pode ser promissor, mas quando se trata dos primeiros anos de uma empresa, um passo em falso pode significar o fim prematuro de uma organização que poderia ter sucesso. O fim prematuro não é algo inevitável. As ações estratégicas possibilitam que a empresa se mantenha no mercado com força, de forma competitiva e com clientes fieis. Qual a fórmula do sucesso? Planejamento!

Ações Estratégicas

As ações estratégicas precisam trazer resultados positivos para a organização. As desculpas comuns como a carga tributaria é alta ou a recessão econômica não são mais plausíveis no universo empresarial. De acordo com o estudo Causa Mortis – O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida, divulgado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), divulgado em julho de 2014, 55% das empresas com registro de abertura entre 2007 e 2011 não elaboraram um plano de negócios.

Ação Contínua

O estudo aponta que o pior erro cometido pelos entrevistados foi a falta de preparação prévia. Não saber informações importantes sobre o mercado, não planejar itens básicos antes do início das atividades da empresa, e até mesmo não conhecer bem o mercado antes de abrir a empresa foram alguns fatores apontados. O planejamento precisa ser uma ação contínua, já que a concorrência e os consumidores mudam suas posturas com o passar do tempo. As metas e objetivos precisam ser constantemente atualizadas, com obrigações para todos os departamentos da empresa, com níveis de responsabilidades diferentes.

Problemas e falhas mai comuns

Em geral, o encerramento das empresas é causado por um conjunto de problemas ou falhas. Algumas identificadas são: não saber o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo dos clientes (46%); falta de estratégia para evitar desperdícios (50%); não determinar o valor do lucro pretendido (50%); não identificar necessidades atendidas pelo mercado (38%) ou o público-alvo do negócio (21%); entre outros.

Planejamento sempre

Uma das funções principais do processo administrativo conquistar mais competitividade e mais resultados organizacionais é o planejamento, pois a função indica a direção a ser consolidada pela empresa. O planejamento possui conceitos amplos, passando a ser um instrumento de administração estratégica, incorporando o controle de turbulências ambientais, tornando-se indispensável.

Victor Perez

Graduado em Sistema de Informação na Universidade Católica de Santos, com 12 de experiência em Tecnologia da Informação, atuando como Administrador de Banco de Dados e soluções de Business Intelligence, atualmente Gerente de Desenvolvimento na PROCFIT , participando ativamente de Projetos de integração entre Sistemas Distribuídos e desenvolvimento de soluções de software para aplicativos de Linha de Negócios.

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