PROCFIT Sistemas ERP CRM POS RMS DMS MMS WMS E-Commerce

Consultoria de Negócios: entenda por que a sua empresa precisa disso!

Se você quer que a sua empresa cresça e gere melhores resultados, mas você não sabe como fazer isso, é sinal de que a sua organização precisa de uma consultoria de negócios! Para desfrutar dos benefícios, basta aprender o que é e como funciona uma consultoria e entender por que a sua empresa precisa da consultoria de negócios para alcançar um novo patamar de sucesso.

Leia atentamente este post e entenda por que a sua empresa precisa do apoio de um consultor!

O que é consultoria de negócios?

A consultoria de negócios é um serviço especializado de apoio aos gestores da empresa que visa solucionar problemas e auxiliar no desenvolvimento de inovações. O foco desse serviço é voltado para a geração de resultados no prazo mais curto possível e com custo-benefício equilibrado e favorável ao cliente.

Como funciona a consultoria de negócios?

A consultoria de negócios faz uma intervenção profissional no contexto da organização para auxiliar a empresa a perceber as oportunidades, identificar os riscos e as alternativas possíveis de controle, eliminação, transferência ou superação.

Além disso, ajuda a determinar métodos e mecanismos que possibilitem racionalização e inovação dos processos organizacionais ou a promoção de mudanças estruturais que melhorem os indicadores de competitividade e lucratividade.

Por que a minha empresa precisa da consultoria de negócios?

Existem inúmeros motivos pelos quais a empresa em que você atua precisa de uma consultoria. Dentre eles, podemos destacar:

Manutenção do foco na estratégia do seu negócio

Os indicadores de performance da sua empresa estão 100% alinhados com a estratégia do seu negócio?

Não raro, observamos nas organizações departamentos desenvolverem controles / indicadores que transmitem a sensação de “trabalho feito”, mas enquanto isso, as metas globais da sua empresa não são alcançadas.

Garantir que departamentos e recursos humanos trabalhem alinhados às metas da sua organização é imprescindível para desenvolver uma estratégia de negócios eficaz, que garanta melhoria na participação de mercado da empresa e o crescimento ano após ano.

Entretanto, a seleção de indicadores que reflitam a estratégia da sua empresa não é uma atividade trivial. Existem algumas barreiras a serem superadas, barreiras que se iniciam em limitações sistêmicas – como uma simples extração de um relatório no sistema –  e chegam até o mais alto nível da sua organização, ou seja, no consenso entre líderes e gestores sobre o que deve e o que não deve ser acompanhado.

O consultor de negócios fornecerá suporte adequado aos líderes e gestores da sua empresa para que utilizem as melhores ferramentas — pesquisa de mercado, matriz SWOT, dentre outras — e tenham uma visão clara do contexto organizacional para traçar uma estratégia de negócios coerente, que gere excelentes resultados.

Ganho de eficiência nas atividades

Quando uma atividade é eficiente, significa que ela foi mais produtiva, consumindo menos recursos. O consultor de negócios pode ajudar a sua empresa a racionalizar os processos empresariais, de modo que seu ciclo de duração seja reduzido e sejam minimizados os esforços e os recursos utilizados. Assim, a sua empresa fica apta a atender os clientes com mais agilidade e a trabalhar com custos competitivos.

Aumento das vendas e da lucratividade

O consultor negócios vai ajudar sua empresa a gerir melhor o mix de produtos, melhorar a disponibilidade de estoque com base em cálculos de demandas e sazonalidades, identificar quais são os produtos que não têm giro ou que têm pouca ou nenhuma lucratividade, diminuir a ruptura dos estoques e perdas de vendas devido a processos falhos de abastecimento ou até mesmo pela ineficiência dos fornecedores. Dessa forma, você torna sua empresa mais competitiva frente a seus concorrentes.

Redução dos custos

Ainda existem muitos gestores que acham que a única maneira de reduzir custos é demitindo pessoas. Mas, se pensam isso, eles estão bem enganados!

A consultoria de negócios pode ajudar a detectar a válvula de escape e os ralos por onde a empresa perde recursos financeiros, ou seja, apontará onde existem gargalos nos processos – desperdícios de tempo e material, extravios, roubos ou perdas de mercadorias, falhas nos controles financeiros de entrada e saída de dinheiro, redundâncias e retrabalhos –, encontrará maneiras para reduzir os custos de execução e indicará sistemas antifraude e técnicas para evitar perdas.

Expansão dos negócios

Nada melhor do que contar com a experiência e a orientação de uma consultoria para planejar a expansão do seu negócio. O consultor ajudará a sua empresa a desenvolver um plano de negócios, fazer o planejamento estratégico, elaborar o cronograma físico-financeiro, definir o portfólio de produtos e serviços a ser oferecido, identificar o melhor local para a instalação da nova unidade empresarial e articular todas as providências cabíveis para o projeto ter sucesso.

Controle de estagnação

Se o seu negócio parou de crescer e você não sabe o motivo, então você precisa urgentemente da consultoria de negócios. Esse serviço ajudará a sua empresa a identificar as causas internas e as de mercado que podem estar gerando as dificuldades. E o melhor: indicará as melhores alternativas para reverter a situação.

Aperfeiçoamento dos processos

Os processos organizacionais precisam ser aperfeiçoados continuamente, seja pela adoção de novas metodologias de execução, seja pela automação de tarefas repetitivas e que geram pouco valor, seja pela renovação dos maquinários utilizados.

O consultor de negócios poderá ajudar a sua empresa a identificar e otimizar os processos críticos da organização, tais como: gestão do fluxo de caixa, gestão de estoque, gestão de marketing e vendas, planejamento tributário, planejamento orçamentário e gestão operacional.

Investir em consultoria de negócios é uma prática muito salutar para a sua empresa. Contar com um olhar de fora sobre os problemas da sua organização ajuda a identificar nuances e detalhes que passam despercebidos pelas pessoas que estão envolvidas na rotina diária de trabalho.

Os serviços de consultoria de negócios agregam muito valor aos conhecimentos da equipe interna e ampliam o seu campo de visão para alternativas de gestão que, antes, seriam desconhecidas ou pouco dominadas, mas que passam a ser utilizadas com o apoio do consultor de negócios, cujos conhecimentos são compartilhados e transferidos por meio de uma rica interação. Certamente, a sua empresa precisa disso!

E na sua organização? Você já investiu ou quer investir em consultoria de negócios? Deixe seu comentário!

Rogério Cruz

17 anos de experiência nos segmentos de Varejo e Telecomunicações, graduado em Engenharia Elétrica pela USJT, Pós-Graduado em Gestão de Empresas pela PUC, MBA em Finanças pela FIA/USP e Mestre em Engenharia de Produção – Logística e Supply Chain pela FEI. Ocupou posições de diretoria de Logística, Operações e Supply Chain em empresas como CVS/Caremark (SP), Drogaria Venâncio (RJ), Brasil Pharma/BTG Pactual (PE), Drogaria Onofre (SP). Atualmente é o vice-presidente de Serviços da Procfit.

Adicionar Comentário

Siga-nos

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.