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Como usar a internet para reforçar o Networking

Networking. Essa palavra, que tem estado cada vez mais em foco para quem almeja alcançar novos objetivos profissionais, em tempos de redes sociais em alta, vem ganhando novo significado. Atualmente, muito mais do que ter um bom currículo, uma formação acadêmica de qualidade e experiência profissional, para alcançar um lugar ao sol no concorrido mercado de trabalho é preciso ter uma excelente rede de relacionamentos. E a internet é um bom canal para reforçar ou construir estes elos.

O primeiro passo para um bom networking é saber se relacionar com as pessoas, mesmo que virtualmente. E sempre que sou convidada para falar sobre isso me vem à cabeça o mito que a maioria tem de que isso é complicado. Eu não acho difícil e nem acredito que esse deve ser um obstáculo para as pessoas, mas, geralmente, o que existe é um grande problema de comunicação. Em minha opinião, ela tem de ser clara, objetiva e veloz, porque assim se constroem as redes de networking que funcionam.

Grande parte dos problemas de relacionamento é gerada pelo simples fato de um não entender o que o outro está querendo dizer, pois este não foi claro o suficiente, ainda mais quando são utilizadas ferramentas tecnológicas que têm como objetivo agilizar essa comunicação. Se mal aplicadas, elas podem causar o oposto, uma sucessão de confusões.

Acredito em um relacionamento que tenha como princípio o que chamo de ‘ganha-ganha’. Não existe um networking verdadeiro se um dos lados tiver o objetivo de sair ganhando sozinho, levar vantagem sobre o outro. Essa era já passou, estamos em um momento de ética nos relacionamentos e transparência nos negócios.
Nesta era de networking temos de pensar em relacionamento com todos os públicos possíveis, por isso estamos sempre reunindo todos os mais de 1.300 líderes da empresa para trocarmos ideias e entendermos como nos comunicar com nossos clientes, cada vez mais conectados, mas que não abrem mão de um relacionamento personalizado, eficiente e veloz, na plataforma que eles estiverem.

Um exemplo de como acredito nessa transparência é que a única área operacional dentro do Magazine Luiza ligada à presidência da empresa é o SAC. Estou atenta a tudo o que acontece neste que é o principal canal de relacionamento de qualquer empresa.

Costumo falar que somente duas características vão diferenciar o profissional: a inovação e a criatividade. O networking também deve ser praticado utilizando os dois, e o ponto de convergência de tudo isso, e que gera o relacionamento, são as pessoas. Por isso, invista sempre em pessoas. Esse é o verdadeiro e mais poderoso networking que existe.

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