PROCFIT - Gestão Orientada a Processos

Veja como o Business Intelligence pode fazer a diferença no Varejo

Varejo

O segmento varejista é, sem dúvida, um dos setores que mais pode se beneficiar de todos os avanços tecnológicos e tendências atuais do mercado. Em um contexto em que a competição é cada vez mais intensa, é muito importante encontrar ferramentas e estratégias para se fortalecer. E hoje em dia é impossível pensar em sucesso sem falar de inovação e Business Intelligence.

Trata-se de um conceito fundamental para os gestores que buscam meios de se consolidarem, conquistando um número maior de clientes e resultados cada vez mais satisfatórios e rentáveis.

Neste artigo vamos compreender o que é o Business Intelligence e como ele pode fazer toda a diferença em seu negócio de varejo. Acompanhe a leitura e adeque o seu negócio a uma realidade cada vez mais surpreendente e promissora.

O que é o Business Intelligence?

Business Intelligence é um conceito que vem ganhando cada vez mais força no mercado, e se relaciona com o uso da tecnologia para coleta, armazenamento e análise daqueles dados que são fundamentais para a compreensão e o crescimento de uma empresa, por meio de softwares e ferramentas especializadas.

A função essencial do Business Intelligence é transformar o imenso volume de dados gerados por uma empresa em informações que podem ser facilmente compreendidas e interpretadas e que, justamente por isso, devem ser utilizadas na tomada de decisões e na criação de estratégias de atuação.

Como o Business Intelligence pode ajudar você?

Para fazer a diferença no varejo é preciso contar com estratégias eficientes, que permitem ao gestor tomar decisões corretas, que influenciarão positivamente os resultados da empresa.

Conhecer o impacto do Business Intelligence nas mais diversas áreas e setores da sua empresa é indispensável para utilizá-lo em favor dos seus objetivos.

Gestão de estoque

O estoque é um dos pontos mais sensíveis de um negócio no varejo: é preciso se certificar de que a reposição de mercadorias seja sempre feita de forma adequada. É fundamental garantir que os produtos não faltem aos clientes, mas também é importante assegurar que não haja excesso em estoque, o que significa dinheiro parado.

O Business Intelligence permite que o gestor conheça melhor os seus processos, descobrindo quais as quantidades adequadas de produtos para cada praça, analisando a frequência ideal de compra e permitindo a organização para o remanejamento de mercadorias de uma praça a outra, caso necessário.

A gestão ideal do estoque parte da utilização e interpretação de dados fundamentais que podem ser obtidos por meio de ferramentas que utilizam o Business Intelligence.

Gestão de fornecedores

Os dados fornecidos pelo Business Intelligence também podem auxiliar bastante na gestão de compras e no relacionamento com os fornecedores. É preciso ter em mente que os fornecedores são um dos públicos mais fundamentais para o sucesso da organização e quando os relacionamentos são proveitosos todos saem ganhando.

Nesse sentido, o Business Intelligence auxilia na mensuração da qualidade e do volume de compras com cada fornecedor, permitindo que o gestor saiba com precisão quais são os que oferecem melhor prazo, valores mais competitivos, os que não têm problemas com entrega ou qualidade de mercadorias.

E, claro, essas questões fazem toda a diferença na tomada de decisão. Trabalhar com os fornecedores certos pode ser determinante para o sucesso da empresa.

Avaliação da rentabilidade de lojas

As lojas de uma mesma cadeia de varejo nem sempre têm o mesmo rendimento e rentabilidade. É normal e até mesmo frequente que determinadas unidades sejam muito mais lucrativas do que outras.

É justamente nessa questão que o Business Intelligence pode ajudar a gestão, por exemplo, auxiliando na compreensão dos motivos que influenciam o crescimento de determinada unidade e a estagnação de outra.

Com os dados obtidos a partir do Business Intelligence é possível traçar estratégias e tomar decisões fundamentais para o negócio, como a opção pela recuperação ou fechamento de uma unidade ou a compreensão de quais são as medidas necessárias para que uma loja se torne cada vez mais rentável.

Acompanhamento de metas

As ferramentas de Business Intelligence são também ótimas aliadas no acompanhamento e na conquista de metas. Como os dashboards utilizados são capazes de mostrar e comparar dados do passado, presente e até estimativas do futuro, é possível se organizar para que as metas sejam sempre alcançadas.

É possível que o gestor compreenda com facilidade como está o desempenho da equipe em determinado mês, quanto falta ser vendido para o alcance de metas e se os resultados estão melhorando com o passar dos meses. Todos esses dados são de extrema importância para que os processos se tornem cada vez mais eficientes.

Planejamento de marketing

Os dados de Business Intelligence também podem ser utilizados para traçar o perfil dos clientes da rede varejista. As informações obtidas a partir dessa análise devem ser utilizadas como base para a criação de campanhas de comunicação, eventos promocionais e até mesmo para o lançamento e compra de determinadas mercadorias.

Conhecer os clientes é fundamental para ter uma abordagem mais direcionada e acertada. Utilizar o Business Intelligence para tanto é, sem dúvidas, um grande diferencial competitivo.

Gestão financeira e decisões estratégicas

A tomada de decisões dentro da empresa passa a ser melhor fundamentada com a utilização de ferramentas de Business Intelligence. Isso acontece porque uma série de dados, métricas e análises precisas da realidade do negócio passam a ser utilizadas como base para o planejamento e a definição dos próximos passos.

Com o Business Intelligence é possível compreender o cenário de forma sistêmica, entendendo os níveis de inadimplência, o funcionamento do fluxo de caixa e a necessidade de mudanças e transformações caso algo saia do planejamento.

Agora que você já sabe como usar o Business Intelligence em favor do crescimento do seu negócio de varejo, é só aproveitar todas as possibilidades que essas informações preciosas podem fornecer.

Tenha em mente que as ferramentas que utilizam o conceito de Business Intelligence são o caminho ideal para otimizar os processos e a tomada de decisões. Melhor ainda se for possível acessar essas informações em tempo real, com agilidade e segurança. Para ficar por dentro de mais novidades e tendências do mercado, assine a nossa newsletter e esteja ainda mais preparado para os inúmeros desafios de gestão.

Luis Mathias

Graduado em Administração de Empresas pela FASERT com MBA em Gestão Estratégica pela FGV e mais de 15 anos de experiência acumulados em administração de TI e Análise e Desenvolvimento de Sistemas para negócios e processos de controladoria que dão base à sua atuação como Gerente de Desenvolvimento na Procfit.

Adicionar Comentário

Siga-nos

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.