PROCFIT Sistemas ERP CRM POS RMS DMS MMS WMS E-Commerce

Como usar as aplicações em Cloud Computing para a sua empresa

A aplicação em cloud computing, também conhecida como computação na nuvem, é um dos conceitos mais discutidos quando se fala em negócios e tecnologia.

Se sua empresa ainda não se rendeu a esse novo conceito, está na hora de revisar tudo o que você sabe sobre informática e analisar todas as vantagens do cloud computing para sua empresa.

O que é cloud computing?

Muito provavelmente a maior parte dos usuários de internet ou administradores de empresas já utilizou, em algum momento o serviço de cloud computing, mesmo sem se dar conta disso.

Quem já precisou utilizar os serviços do Dropbox, do Google Drive ou do iCloud na empresa ou em alguma atividade particular, já fez uso do cloud computing, entrando nessa nova era tecnológica, inaugurada em 1999 através da Salesforce, com a primeira aplicação de CRM em nuvem.

Esses serviços, além de muitos outros, estão sendo disponibilizados por servidores compartilhados, oferecendo às empresas a possibilidade de acesso a qualquer usuário da internet, evidentemente com a utilização de um login e de uma senha, e permitindo uma comunicação mais fácil e mais prática. O cloud computing está hoje liderando os grandes inovadores de tecnologia.

Podemos tomar como parâmetro uma antiga ideia de Steve Jobs, ainda em 1997, quando disse que não seria necessário carregar um disco rígido a todo momento, quando já se tornava possível acessar todos os dados remotamente. O cenário vislumbrado por Jobs no século XX tornou-se realidade já em seu final e começou a ser aplicado nos primeiros anos do século XXI.

Hoje, o cloud computing é algo totalmente viável através da internet, permitindo acesso em alta velocidade e com preços acessíveis a qualquer empresa ou usuário. A nova realidade de cloud computing permite que os trabalhos sejam aprimorados, trazendo mais agilidade e segurança a tudo que precisamos guardar. Com esses benefícios, torna-se fácil perceber que o cloud computing é algo que veio para fazer parte das nossas vidas.

Veja, a seguir as principais vantagens do uso do cloud computing para sua empresa:

Maior segurança para os dados de sua empresa

Muitos gestores de TI ainda acreditam que o cloud computing apresenta alguns riscos, embora a realidade mostre que é um método que pode ser um grande aliado para a proteção da empresa. Os provedores de cloud computing precisam manter atualizados seus sistemas de segurança de dados.

Para garantir essa segurança, os contratos de cloud computing contém práticas e níveis de serviço para oferecer maior garantia e entre os mais comuns, está a segurança do servidor físico na nuvem, com a garantia de recuperação de dados no caso de algum desastre e o gerenciamento de interrupções de energia.

Fora da nuvem, atualmente são perdidos trilhões de informações através de queima de computadores ou notebooks, além dos casos de roubos e furtos. Os dados em cloud computing não são perdidos nunca.

Escalabilidade no cloud computing

Um dos principais pontos favoráveis do cloud computing é sua escalabilidade. Sua empresa pode crescer de forma rápida, mas precisa também ter uma infraestrutura de tecnologia, baseada em servidores físicos. O investimento nesses servidores, em sua própria empresa, pode se tornar um empecilho para o crescimento.

O cloud computing oferece uma escalabilidade rápida e imediata, tornando o seu empreendimento muito mais flexível. A partir da computação em nuvem, nenhuma empresa precisa se preocupar com upgrades e com mudanças rápidas no negócio, já que o servidor acompanha o desenvolvimento da organização.

Para o servidor, não importa se o cliente é uma empresa pequena, média ou de grande porte. Em qualquer momento é possível fazer um upgrade ou um downgrade, não havendo a necessidade de paralisar as atividades para instalar novos computadores.

O cloud computing promove a redução de custos

A área de Tecnologia da Informação dentro da empresa sempre é cobrada para trazer soluções de redução de custos e mais eficiência. Com o cloud computing, o próprio sistema é voltado para a redução de gastos, considerando os três principais itens:

Infraestrutura: no cloud computing não é necessário investir altos valores para comprar hardware, montagem da infraestrutura para o servidor físico ou licenças de software. O serviço já oferece tudo isso, com armazenagem de dados, ambiente de testes e aplicativos e outros serviços.
Mão de obra: tendo uma infraestrutura de TI menor, a equipe não precisa perder tempo com manutenção, atualizações e configurações, resultando numa equipe voltada para os assuntos específicos da empresa. Além disso, como tudo é feito remotamente, todas as questões pontuais podem ser solucionadas a partir de qualquer lugar do planeta.
Energia: se o cloud computing fosse utilizado por todas as empresas norte-americanas, a redução do consumo de energia seria de 87%. Esse índice foi o resultado de uma pesquisa na Universidade Northwestern, juntamente com o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. O benefício seria o mesmo para as empresas nacionais.

Meio ambiente e sustentabilidade

Outro dado importante relacionado à mesma pesquisa mostra que as vantagens do cloud computing não são apenas econômicas, tendo também estreito relacionamento com a sustentabilidade. A emissão de gases de efeito estufa seria também reduzida de forma drástica, já que não haveria gastos desnecessários de energia.

Melhor retorno sobre o investimento

Não havendo necessidade de se preocupar com infraestrutura ou com gastos energéticos mais elevados, além de também manter a equipe de TI voltada para os processos empresarias, o retorno sobre os investimentos em tecnologia será muito mais rápido, principalmente porque tudo será disponibilizado de forma instantânea.

O cloud computing é uma tecnologia que apresenta todas as vantagens e segurança, deixando que os gestores de TI se preocupem com assuntos voltados para os interesses da empresa e não com infraestrutura e outros serviços de atualização. Tudo é administrado pela prestadora de serviços, podendo direcionar para a equipe de TI as tarefas específicas de sua atividade principal.

Com o cloud computing, os executivos da empresa podem prestar mais atenção aos temas centrais da empresa e, com cada equipe focada nas prioridades do negócio, maiores serão as possibilidades de sucesso nas estratégias da empresa.

Claiton Andrade

Adicionar Comentário

Siga-nos

Não seja tímido, entre em contato. Adoramos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.